Um dos setores mais impactados com a LGPD é o da saúde, devido a coleta e tratamento de dados pessoais e sensíveis. Por se tratar de questões íntimas de cada paciente, são necessários meios que preservem as informações de forma segura e eficiente
Já existiam normas para que as informações fossem tratadas da melhor forma afim de evitar a violação da intimidade e da vida privada. Contudo, a LGPD traz uma maior especificidade para o assunto e determina medidas a serem tomadas para evitar a perda, destruição e alteração de informações.
Com a LGPD, torna-se necessário que clínicas, hospitais e empresas de saúde tenham acesso apenas aos dados relevantes para os procedimentos realizados. Além disso, o titular das informações tem direito à transparência, com relação a utilização das informações.
Para alcançar a conformidade com a Lei, é necessária uma parceria entre o setor contratante, o advogado e o departamento de TI para que haja um mapeamento da situação atual do banco de dados de cada estabelecimento, para descobrir as melhores formas de atuar na parte jurídica e técnica da empresa. O serviço realizado deve ser personalizado, de acordo com a forma que os dados são armazenados e com a necessidade do local.
Entre em contato para saber mais!